top of page
Foto do escritorPet e Vet | 24H

7 Fatos Sobre a Acupuntura nos Cães e Gatos Que Talvez Você Não Saiba

Atualizado: 25 de abr. de 2020

Para aqueles que não acreditam que a acupuntura funciona, lembramos que dezenas de estudos seguindo a metodologia científica já foram realizados utilizando a acupuntura, e podemos dizer que na maioria destes estudos os resultados são positivos. Esta técnica tem sido usada na prática veterinária na China há milhares de anos para tratar muitas doenças e também como medida preventiva de algumas condições de saúde. A acupuntura é usada em todo o mundo, separadamente ou em conjunto com a medicina ocidental, para tratar uma ampla variedade de condições em todas as espécies de animais.

1) Para quais condições a acupuntura é indicada? A acupuntura é indicada para problemas funcionais, como aqueles que envolvem paralisia, inflamação não infecciosa (como alergias) e dor. Para animais pequenos, a seguir estão algumas das condições gerais que podem ser tratadas com acupuntura: - Problemas músculo-esqueléticos, como artrite, doença do disco intervertebral ou lesão nervosa traumática - Problemas respiratórios, como asma felina - Problemas de pele como granulomas por lamber e dermatite alérgica - Problemas gastrointestinais, como diarréia - Problemas reprodutivos selecionados Além disso, o tratamento regular com acupuntura pode tratar pequenas lesões em animais atletas à medida que ocorrem e ajudar a manter os músculos e tendões resistentes a lesões. Atletas profissionais e amadores de classe mundial costumam usar a acupuntura como parte rotineira do treinamento. Os pets que estão envolvidos em qualquer empreendimento atlético, como corrida, salto ou exibição, a acupuntura pode ajudá-los a manter-se em excelentes condições físicas. 2) Como a acupuntura realmente funciona? Embora a acupuntura tenha suas raízes nos tempos antigos antes da disponibilização de métodos científicos modernos, muitos estudos importantes foram realizados para indicar como a acupuntura funciona e quais mecanismos fisiológicos estão envolvidos em suas ações. Usando a ressonância magnética funcional (fMRI), para examinar pontos diferentes, os princípios básicos da acupuntura foram comprovados. A acupuntura baseia-se no ponto selecionado, no método de estimulação e na duração da estimulação. A estimulação desses pontos resulta em alterações específicas no sistema nervoso central. Foi demonstrado que os pontos de acupuntura que possuem propriedades de alívio da dor associadas a eles tendem a ativar regiões específicas do tronco cerebral associadas à dor. O Instituto Nacional de Saúde (NIH) nos EUA já desenvolveu a partir destes estudos uma declaração de consenso sobre a acupuntura e sua eficácia. O NIH disse que havia evidências convincentes de que a acupuntura era útil no tratamento da osteoartrite e da dor musculoesquelética. Em termos médicos ocidentais, a acupuntura pode ajudar o corpo a se curar, afetando certas mudanças fisiológicas. Por exemplo, a acupuntura pode estimular nervos, aumentar a circulação sanguínea, aliviar espasmos musculares e causar a liberação de hormônios, como endorfinas (uma das substâncias químicas de controle da dor do corpo) e cortisol (um esteróide natural). Embora muitos dos efeitos fisiológicos da acupuntura tenham sido estudados, muitos mais ainda são desconhecidos. Mais pesquisas devem ser realizadas para descobrir todos os efeitos da acupuntura e seus usos adequados na medicina veterinária. 3) A acupuntura é dolorosa?

Para pequenos animais, a inserção de agulhas de acupuntura é praticamente indolor. As agulhas maiores necessárias para animais grandes podem causar dor à medida que a agulha passa pela pele. Em todos os animais, quando as agulhas estão no lugar, não há dor. A maioria dos animais ficam muito relaxados e podem até ficar com sono. No entanto, o tratamento com acupuntura pode causar alguma sensação, presumida como sensação de formigamento, cãibra ou dormência, que também pode ocorrer em humanos mas que pode ser desconfortável para alguns animais. 4) A acupuntura é segura para os animais?

A acupuntura é uma das formas mais seguras de tratamento médico para animais quando realizada por um veterinário devidamente treinado. Os efeitos colaterais da acupuntura são raros, mas existem. A condição de um animal pode parecer pior por até 48 horas após um tratamento. Outros animais ficam letárgicos ou sonolentos por 24 horas. Esses efeitos são uma indicação de que algumas mudanças fisiológicas estão se desenvolvendo e são mais frequentemente seguidas por uma melhoria na condição do animal. 5) Como meu animal de estimação pode se beneficiar da acupuntura?

O sucesso do tratamento variará de acordo com a habilidade do veterinário, a condição a ser tratada e o número e a frequência dos tratamentos de acupuntura. A duração e a frequência dos tratamentos dependem das condições do paciente e do método de estimulação (agulha, eletroacupuntura, aquapuntura etc.) usada pelo acupunturista veterinário. Um problema agudo simples, como uma entorse, pode exigir apenas um tratamento, enquanto doenças mais graves ou crônicas podem exigir uma combinação de vários tratamentos. 6) Quão confiável é a acupuntura?

A acupuntura nunca deve ser administrada sem um diagnóstico médico veterinário adequado e uma avaliação contínua da condição do paciente por um veterinário licenciado. Isso é crítico porque a acupuntura é capaz de mascarar a dor ou outros sinais clínicos e pode atrasar o diagnóstico médico veterinário adequado após o início do tratamento. A eliminação da dor pode levar ao aumento da atividade por parte do animal, atrasando a cura ou piorando a condição original. Em geral, a acupuntura pode ser efetivamente combinada com a maioria das terapias convencionais e alternativas. Os acupunturistas veterinários certificados têm treinamento, conhecimento e habilidade abrangentes para entender as interações entre diferentes formas de tratamento e para interpretar a resposta do paciente à terapia. 7) Como devo escolher um acupunturista veterinário para o meu animal de estimação? Existem dois critérios importantes que você deve procurar em um acupunturista veterinário: Primeiramente, seu acupunturista veterinário deve ser um veterinário licenciado (obviamente). Além disso, outra obviedade é que seu acupunturista veterinário deve ter treinamento formal na área da acupuntura veterinária. Na maioria dos países, a acupuntura veterinária é considerada um procedimento que somente veterinários licenciados podem administrar aos animais. Um veterinário está na melhor posição para diagnosticar adequadamente o problema de saúde de um animal e, em seguida, determinar se é provável que o animal se beneficie de um tratamento de acupuntura ou se seu problema requer intervenção química, cirúrgica ou nenhuma intervenção. Devido às diferenças na anatomia e no potencial de danos se os tratamentos forem feitos incorretamente, apenas um veterinário treinado adequadamente deve realizar a acupuntura nos animais. O treinamento adequado para um veterinário incluiria um extenso programa educacional em acupuntura veterinária. Quanto mais o seu veterinário souber sobre as filosofias tradicionais chinesas e as bases científicas ocidentais da acupuntura, mais você poderá ter certeza de que seus animais serão tratados adequadamente. Aqui na Pet e Vet oferecemos o serviço de ACUPUNTURA para cães e gatos. Para agendar um atendimento é só entrar em contato pelo nosso telefone (21) 2711 8898 ou 2711 7557. Clínica Veterinária Pet e Vet (24 Horas) Avenida Sete de Setembro, 65 Icaraí - Niterói - RJ (21) 2711 8898 | 2711 7557

コメント


bottom of page