Pressão alta em cães: Saiba quais são as causas e tratamentos
- Pet e Vet | 24H
- 4 de dez. de 2019
- 3 min de leitura
O diagnóstico precoce deste problema nos possibilita a prevenção de suas péssimas consequências para o corpo dos nossos cães.
Quando incluímos um cão em nossas famílias, além dos cuidados básicos, como comida de qualidade, ambiente seguro e nossa atenção, devemos nos preocupar em mantê-los livres de doenças que podem comprometer sua integridade física.

Além de doenças que podem ser evitadas como as doenças virais e outras doenças causadas por parasitas, a HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA nos cães é uma das enfermidades que podem e devem ser prevenidas. Se você até agora achava que ela só afetava seres humanos, confira as informações que compartilharemos a seguir.
O que é a pressão alta nos cães
A pressão alta, ou hipertensão arterial sistêmica, ocorre com o aumento da força que é gerada dentro dos vasos sanguíneos, na medida em que o coração pulsa, tendendo a ser excessiva e anormal.
O que caracteriza a pressão alta é a resistência dentro desses vasos, o que impede o fluxo normal do sangue. Essa doença afeta na maioria das vezes cães idosos, mas isso não quer dizer que os animais mais jovens não correm o risco de desenvolvê-la.
O pior de tudo isso, é que a hipertensão canina acaba afetando órgãos importantes do corpo dos cães, como olhos, rins, cérebro e coração. Sendo assim, ela pode causar problemas como AVC, insuficiência renal e cardiopatias.
Principais causas e sintomas da pressão alta em cães
Nos cães, a hipertensão pode ter inúmeras causas. A diabetes, a doença renal crônica, a obesidade e principalmente as doenças cardíacas são os principais causadores da pressão alta.
Parece óbvio, mas é importante que você conheça o comportamento normal do seu cão para que você seja capaz de identificar quando algo não vai bem, pois muitas vezes os sinais podem ser sutis. Os principais sinais de pressão alta nos cães são desmaios, fraqueza, tontura, aumento da frequência de micção, respiração acelerada, alterações da cor da língua, e tosse quando há também comprometimento do coração e/ou dos pulmões.
Além de urinar mais do que o habitual, o cão também passa a beber mais água do que costumava beber.
Outros sinais de hipertensão podem ser os sangramentos nasais, a dificuldade para caminhar ou fazer exercícios (associado a apatia), visão prejudicada, ansiedade, hiperatividade, dilatação das pupilas, sangramento urinário e até mesmo sangramento ocular.
Diagnóstico e tratamento da hipertensão canina
Caso seu cão apresente alguns dos sinais que citamos, não hesite em levá-lo a uma clínica veterinária. O médico veterinário fará uma avaliação clínica e poderá solicitar alguns exames para direcionar o diagnóstico.
Geralmente, o principal é achar a causa primária do aumento da pressão arterial sistêmica, mas muitas vezes também são prescritos medicamentos afim de controlar e normalizar a pressão alta.
É muito importante que você respeite a frequência de consultas e exames para que o problema não progrida sem controle.
Como prevenir a Hipertensão Arterial Sistêmica nos cães
Basicamente, é importante que você proporcione qualidade de vida ao seu cão! Alimentação correta, exercícios pelo menos 3 vezes por semana, uma rotina de sono adequada, e o mínimo de estresse possível.
O ambiente onde o pet fica também pode interferir no seu bem-estar. Ele deve contar com um espaço limpo e arejado, em temperatura adequada.
Além disso, é de extrema importância levá-lo à clínica periodicamente para realizar check-up veterinário geral, obedecendo ao cronograma estabelecido pelo veterinário. Jamais medique o seu cão por conta própria!
Medicamentos inapropriados, além de poderem mascarar a pressão alta nos cães, podem colocar a vida deles em risco.
A Pet e Vet conta com uma infraestrutura completa para oferecer ao seu cão e gato todos os cuidados de que eles precisam. A clínica possui laboratório para exames, e veterinários especializados em diversas áreas. Venha fazer uma consulta e aferir a pressão do seu cão.
https://www.veterinariapetevet.com.br
Comments