top of page
Foto do escritorPet e Vet | 24H

Seu Cachorro Está Com Catarata? Saiba o Que Fazer.

Atualizado: 22 de set. de 2020

A catarata é uma doença oftálmica muito comum nos cães, e que assim como ocorre no caso dos humanos, essa doença prejudica bastante a visão dos animais e, se não for cuidada, pode deixar o seu pet totalmente cego.


Se você reparou que o seu cão começou a ficar com os olhos mais esbranquiçados de repente, cuidado! Pode ser a catarata, essa doença ocular progressiva que pode ser freada se o animal for diagnosticado precocemente.

Essa doença, deixa a lente do olho com uma aparência esbranquiçada e opaca. Isso bloqueia a passagem da luz e consequentemente prejudica a visão do animal. Os dois olhos ou apenas um deles podem ser afetados pelo problema.


Algumas raças de cães são mais propensas a desenvolver a catarata. Se você é tutor de Poodle, Yorkshire Terrier, Cocker Spaniel, Schnauzer e Golden Retriever, fique alerta! Mas se você tem um cão de outra raça, saiba que qualquer animal pode ter catarata, principalmente aqueles que estão em idade avançada.


Para saber evitar que o seu melhor amigo perca a visão e assegurar que ele receba tratamento adequado e continue tendo uma boa qualidade de vida caso seja diagnosticado, entenda mais sobre essa doença.


O que é a catarata?


A opacidade que você vê no olho de um pet com catarata ocorre na "lente" ou "cristalino" do olho.


Dentro do cristalino, existem algumas proteínas que podem ser consideradas estranhas pelo organismo. Se o cristalino for rompido por um trauma, por exemplo, e houver um "vazamento", o sistema imunológico do pet irá combater esse "invasor", causando inflamações e aumento da pressão intraocular, além de mudanças no arranjo da lente. São essas alterações que resultam na catarata.


Há casos de filhotes que herdam a doença dos pais e já nascem com catarata. É a chamada catarata congênita, que também pode ser causada por infecções ou toxinas.


Animais diabéticos também podem desenvolver a catarata rapidamente, e muitas vezes o responsável pelo animal nem mesmo sabe que seu cão é diabético, e acaba descobrindo em uma visita ao veterinário para avaliar este surgimento tão repentino da opacidade dos olhos do seu animal.


A catarata nos cães é um processo irreversível e pode progredir para a cegueira. No entanto, antes de o animal chegar a esse estágio, você pode notar alguns sinais.


Quais são os sinais da catarata nos cães?


O sinal mais comum da doença é a mudança de cor nos olhos afetados do animal. Eles ganham um aspecto azulado no centro e esbranquiçado ao redor. Esse é um sinal bastante evidente e perceptível, portanto, você com certeza ou muito provavelmente irá notar.


Além disso, o seu pet pode apresentar dificuldade de locomoção e esbarrar em móveis e objetos pela casa devido a gradativa dificuldade de enxergar. Também podem surgir machucados na cabeça devido a constantes esbarrões.


Ao perceber qualquer um desses sinais, é muito importante que você leve o seu peludo à clínica veterinária. O veterinário vai confirmar o diagnóstico e identificar a causa desse mal para só então iniciar o melhor tratamento para o seu pet.


Se possível, realize a consulta com um profissional especializado em oftalmologia veterinária, pois existe uma outra alteração – a esclerose nuclear – que também pode levar à opacidade dos olhos, mas sem causar a perda da visão. Só um especialista poderá realizar o diagnóstico correto.


Como é feito o tratamento?


Não existem medicamentos que possam impedir a evolução da doença nem curá-la completamente, mas felizmente, existe um tratamento para cães com catarata. Ele consiste em uma cirurgia. Além de tratar outras doenças e problemas que possam ter acarretado na catarata em cachorro.


No entanto, a cirurgia nem sempre é a melhor solução e nem sempre é recomendada.


O sucesso da cirurgia vai depender de fatores como condições de saúde e idade do animal – já que toda cirurgia envolve riscos – e do resultado de alguns exames preparatórios, como eletrorretinograma, ultrassonografia e pressão intraocular, que irão detalhar o problema.


A catarata imatura, ou seja, aquela descoberta desde o início, é a que tem maiores chances de cura. Mesmo assim, é preciso verificar se o problema não é pouco significativo, evitando arriscar a vida do animal.


A medida é paliativa e visa o conforto e a qualidade de vida do animal. Além do risco, muitos tutores dispensam a cirurgia pois consideram que o cão se adaptou à cegueira progressiva e continua vivendo bem.


Nesse caso, o acompanhamento do veterinário continua sendo fundamental, pois cachorros cegos também precisam de cuidados oftalmológicos para evitar problemas como infecções e a alta pressão intraocular.


Independente do tratamento indicado para o seu animal de estimação, é muito importante fazer as mudanças necessárias em casa e na rotina para que ele se adapte à nova visão.


Como prevenir a catarata nos cães?


Apenas dois tipos de cataratas podem ser evitados nos animais: a de causa genética e a catarata diabética.


A primeira pode ser prevenida ao evitar cruzar o seu pet com outro que tenha a doença ou com as raças que têm tendência a desenvolvê-la.


Já no caso da catarata diabética, é preciso realizar um controle da glicemia no check up veterinário anual do seu cão e acompanhar a sua saúde.


Se desconfiar de catarata, não deixe de levar o seu pet a um veterinário de confiança. Com os cuidados certos, ele viverá uma vida longa e repleta de alegria! Lembramos que aqui na Pet e Vet, além dos veterinários clínicos atendendo 24 horas, temos também consulta com veterinário especializado em Oftalmologia Veterinário. Os atendimentos são feitos todas as semanas, com horário agendado previamente.


Clínica Veterinária Pet e Vet 24 Horas

Av Sete de Setembro, 65 - Icaraí - Niterói - RJ

(21) 2711 7557 ou 2711 8898


Logo PNG Com Contorno Branco.png

EMERGÊNCIAS

 24 HORAS 

Cruz.png

(21) 2711 8898

(21) 2711 7557

AV SETE DE SETEMBRO, 65

ICARAÍ | NITERÓI - RJ

bottom of page